Feliz dia de Reis 2015!  Sobre o Bolo Rei – A História, Lendas e Tradições

Feliz dia de Reis 2015! Sobre o Bolo Rei – A História, Lendas e Tradições

Feliz dia de Reis 2015! Sobre o Bolo Rei – A História, Lendas e Tradições

É em França , na corte do rei Luis XIV, que se torna popular esta iguaria denominada de Le Gâteau des Rois, típica das festas do Ano Novo e do Dia de Reis. Em Espanha e noutros países hispânicos é tradição dar as prendas às crianças apenas neste dia. Em Portugal nesta altura para além da representação do presépio, cantam-se as Janeiras e o bolo-rei é presença assidua nas nossas mesas familiares.

Até há bem pouco tempo, dentro da sua massa deliciosa e fofa, escondiam-se uma fava e um brinde, existindo uma razão histórica e uma lenda que explica a existencia da fava, mas infelizmente nos últimos anos uma lei da União Europeia, proibiu a sua inclusão bem como do brinde:

– Os romanos usavam as favas nos seus banquetes das Saturnais, durante os quais se procedia à eleição do Rei da Festa e por isso também designado Rei da Fava. Era um costume originalmente de um jogo de crianças muito frequente em Dezembro e que consistia em escolher entre si um rei, tirando-o à sorte com as favas;

– Quando o Reis Magos foram visitar o Menino Jesus, os Reis Magos estavam a tentar decidir qual deles seria o primeiro a oferecer os presentes. Um padeiro que por ali passava, propôs uma solução para o problema, o artesão resolveu fazer um bolo e meter uma fava na massa. Depois de cozido repartiu o bolo em três partes e aquele a quem saísse a fava seria o primeiro a oferecer os presentes ao Menino.

O Bolo rei homenageia esta época fantástica e simboliza as oferendas dos três reis magos ao menino Jesus. A sua côdea brilhante e açucarada simboliza o ouro, as frutas coloridas simbolizam a mirra e o seu fantástico aroma, o incenso. A sua forma e as suas cores brilhantes assemelha-se a uma coroa incrustada de pedras preciosas.

6 Janeiro de 2015, PASTELARIA ALOMA – Fabrico Artesanal desde 1943

Veja o original no nosso Facebook

Deixe uma resposta