O nome Aloma
O seu nome, Aloma, parecia invulgar. Invulgar para uns mas reconhecido por outros. No cinema Europa, ali mesmo ao lado, era exibido o filme “Aloma of the South Seas”. A actriz, Dorothy Lamour, encarnava Aloma, uma lindíssima mulher de cortar a respiração. Os proprietários da Pastelaria, arrebatados com tamanha beleza, não tiveram dúvidas: o seu “sonho”, também ele arrebatador, só poderia chamar-se Aloma.
Abertura
Para contar a história da Pastelaria Aloma temos de recuar até ao ano de 1943. Com a sua pastelaria fina e requintada, abria as portas para deliciar a boca dos Lisboetas, na véspera de Natal.
O novo dono
Corria o ano de 2009 quando a história do actual gerente se cruzou com a lenda da Aloma. João Castanheira, apesar ter no sangue a arte pasteleira, estava até aí ligado à venda a farmácias. Desde então assumiu a gestão da Aloma e comanda este barco para que o negócio siga de vento em popa, mantendo toda a qualidade dos produtos e do serviço aos clientes.
Primeira promoção
Primeira promoção da Pastelaria Aloma, numa prova de vinhos em harmonia com o Pastel de Nata Aloma, realizada na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa.
O Melhor Pastel de Nata
O pastel de nata da Aloma é pela primeira vez distinguido como “O Melhor Pastel de Nata do Mundo”. Esta distinção repetir-se-ia nos anos de 2013 e 2015
Fora de Casa
É durante o ano de 2012 que a Aloma leva pela primeira vez os seus produtos para fora da loja de Campo de Ourique. O El Corte Inglés inicia a comercialização de alguns produtos Aloma.
Aeroporto de Lisboa
É durante o ano de 2013 que a Aloma leva os seus pastéis de nata para a nova loja do Aeroporto de Lisboa.
New York Times
A Aloma é referida pelo prestigiado jornal norte-americano New York Times.
Bijou do Calhariz
A Aloma começa verdadeiramente a sua expansão e investe na aquisição da Bijou do Calhariz, num moroso processo de mudança de nome.
Fora de Portugal
Em Outubro de 2013, acontece a primeira viagem para fora do país. Inseridos no concurso hípico CSIO 5* de Barcelona, a Aloma começou desta forma o seu processo de internacionalização. Este importante passo foi dado por meios próprios, sem qualquer apoio, sendo encarado como uma aposta no futuro da internacionalização da marca. A história veio a confirmá-la como uma aposta acertada, com o sucesso conseguido pela Aloma além fronteiras.
Aloma no El Corte Inglês.
Abertura do corner Aloma no El Corte Inglês.
Segunda loja no Aeroporto de Lisboa
Abertura da segunda loja no Aeroporto de Lisboa, onde é dada a oportunidade aos clientes de verem os pasteleiros a confeccionar os Pastéis de Nata Aloma
Aloma nas Amoreiras
Abertura da segunda loja no Aeroporto de Lisboa, onde é dada a oportunidade aos clientes de verem os pasteleiros a confeccionar os Pastéis de Nata Aloma
Nova fábrica
Aquisição das instalações para implementação da fábrica central no centro de Lisboa, com cerca de 1000m2, que permite dar resposta ao crescimento do negócio e estar próximo de todas as lojas Aloma.